ADVENTO - NATAL

2018

1. Na Liturgia, a nossa Paróquia seguirá o esquema de animação preparado pela nossa Arquidiocese, centrado no tema SER ESPERANÇA. CresSER na Esperança será a ideia motivadora para todo o ano litúrgico, centrado este na Páscoa. Durante o Advento, vamos centrar-nos num desafio pastoral, o da Avaliação sobre a Missão. E no tempo do Natal procuraremos uma Participação activa e criativa. O dinamismo será seguido de modo especial na Igreja Matriz, com as crianças da Catequese, com elementos visuais na nave central. Também à volta da Igreja Matriz e do Senhor da Cruz haverá elementos visuais para nos ajudarem a sintonizar com os apelos da Liturgia.

2. Para uma preparação mais espiritual, daremos continuidade à Lectio Divina, que vai decorrer na Igreja de Santo António, às 21.00 das terças-feiras, começando já a 27 do corrente. Todos podem participar neste momento de oração.

3. O Presépio da Paróquia será feito no adro da igreja Matriz e começará a ser montado já no início do mês de Dezembro. Apesar de, segundo consta, o Município não dar sequência à Rota dos Presépios – o vandalismo do passado tem consequências, ao que consta – a Paróquia, através dos escuteiros e jovens, das crianças da catequese e de alguns adultos, trabalham para que valha a pena a deslocação das pessoas até à Igreja Matriz.

4. Na Carta aos Paroquianos, que o Prior envia a todos os que estão inscritos na Paróquia, seguirá o apelo costumado à partilha para uma obra concreta, decidida pelo Conselho Económico. No ano corrente, a Igreja Matriz vai merecer um pouco de mais atenção. As sacristias interiores, em grande degradação, começam a ser intervencionadas com as esmolas dos paroquianos. Apesar de ser Património Nacional, não podemos estar mais tempo à espera que o Estado cumpra com as suas obrigações.

5. O tempo da Reconciliação sacramental será na segunda-feira, dia 10, às 21.00 para os jovens e adultos. E no sábado, dia 15, às 15.00 para as crianças da catequese. O tempo do Advento é ocasião propícia para um encontro pessoal com a misericórdia de Deus no sacramento da Penitência. E não deve ser dispensado nesta quadra antes do Natal.

6. A catequese de adultos continuará às quintas-feiras, às 21.00. Porém, no mês de Dezembro, 5, 12 e 19, as sessões decorrerão na Igreja Matriz, juntando-se os dois grupos numa vivência da liturgia de Advento. Todos são chamados a participar.

7. O nosso grupo de Leitores, com a colaboração de todos os outros grupos da Paróquia, está a preparar também um momento musical e poético, a apresentar na tarde do domingo, dia 16 às 16.30.

8. A Missa Rorate, que o Coro da Colegiada está a preparar, será na Igreja Matriz às 21.30 de segunda, dia 17, no início da Novena de Natal. Trata-se de uma missa especial, em latim e à luz das velas, como momento intimista de acolhimento ao Messias que vem. É aberta a todos.

9. O Município apoia os diversos grupos musicais e agendou os seguintes concertos para os espaços religiosos:

a. 8 DEZ, às 21.00 na Igreja do Terço – Grupo de Câmara da Banda de Oliveira.

b. 15 DEZ, às 21.30 na Igreja Matriz – Conservatório de Música de Barcelos.

c. 21 DEZ, às 21.00 no Senhor da Cruz – Orfeão de Barcelos e Coro de Câmara (ACAB).

d. 22 DEZ, 17.00, na Igreja da Misericórdia – Academia de Música de Viatodos.

e. Dia 23, 16.30, na Igreja Matriz – Coral Magistrói.

Autor: Paróquia Sta Maria Maior
Fonte: Boletim CONSTRUIR
Sábado, 01 de Dezembro de 2018 - 01:29:40

Notícias relacionadas
06-11-2018: MAGUSTO PAROQUIAL
Comentar Imprimir  |   Voltar...
Recomende este site desenvolvido por aznegocios.pt