Sábado, 18 de Novembro de 2017

2012 - 2013

ANO DA FÉ

9 PERGUNTAS SOBRE O ANO DA FÉ

Escrito por Cristo Jovem.

O Ano da Fé é uma oportunidade única para a Igreja Católica. Mais do que uma efeméride, é uma autêntica oportunidade para revitalizar e fortalecer a nossa Fé. Como jovens e cristãos, é fundamental que conheças melhor os motivos que levaram o Santo Padre a proclamar o Ano da Fé.

logo-ano-da-fe-2012-20131. O que é o Ano da Fé?
O Ano da Fé "é um convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo" (Porta Fidei, 6).

2. Quando se inicia e quando termina?
Inicia-se a 11 de outubro de 2012 e terminará a 24 de novembro de 2013.

3. Porquê nessas datas?
Em 11 de outubro coincidem dois aniversários: o 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e o 20º aniversário da promulgação do Catecismo da Igreja Católica. O encerramento, em 24 de novembro, será a solenidade de Cristo Rei.

4. Porque é que o Papa convocou este ano?"
"Enquanto que no passado era possível reconhecer um tecido cultural unitário, amplamente compartilhado no seu apelo aos conteúdos da fé e aos valores por ela inspirados, hoje parece que já não é assim em grandes setores da sociedade, devido a uma profunda crise de fé que atingiu muitas pessoas". Por isso, o Papa convida para uma "autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo". O objetivo principal deste ano é que cada cristão "possa redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo".

5. Que meios assinalou o Santo Padre?
Como expos no Motu Proprio "Porta Fidei": Intensificar a celebração da fé na liturgia, especialmente na Eucaristia; dar testemunho da própria fé; e redescobrir os conteúdos da própria fé, expostos principalmente no Catecismo.

6. Onde terá lugar?
Como disse Bento XVI, o alcance será universal. "Teremos oportunidade de confessar a fé no Senhor Ressuscitado nas nossas catedrais e nas igrejas do mundo inteiro, nas nossas casas e no meio das nossas famílias, para que cada um sinta fortemente a exigência de conhecer melhor e de transmitir às gerações futuras a fé de sempre. Neste Ano, tanto as comunidades religiosas como as comunidades paroquiais e todas as realidades eclesiais, antigas e novas, encontrarão forma de fazer publicamente profissão do Credo".

7. Onde encontrar indicações mais precisas?

Numa nota publicada pela Congregação para a doutrina da fé.

Aí se propõe, por exemplo:

• Encorajar as peregrinações dos fiéis à Sede de Pedro;
  • Organizar peregrinações, celebrações e reuniões nos principais Santuários.
  • Realizar simpósios, congressos e reuniões que favoreçam o conhecimento dos conteúdos da doutrina da Igreja Católica e mantenham aberto o diálogo entre fé e razão.
  • Ler ou reler os principais documentos do Concílio Vaticano II.
  • Acolher com maior atenção as homilias, catequeses, discursos e outras intervenções do Santo Padre.
  • Promover transmissões televisivas ou radiofónicas, filmes e publicações, inclusive a nível popular, acessíveis a um público amplo, sobre o tema da fé.
  • Dar a conhecer os santos de cada território, autênticos testemunhos de fé.
  • Fomentar o apreço pelo património artístico religioso.
  • Preparar e divulgar material de caráter apologético para ajudar os fiéis a resolver as suas dúvidas.
  • Eventos catequéticos para jovens que transmitam a beleza da fé.
  • Aproximar-se com maior fé e frequência do sacramento da Penitência.
  • Usar nas escolas ou colégios o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica.
  • Organizar grupos de leitura do Catecismo e promover a sua difusão e venda.

8. Que documentos posso ler por agora?

9. Onde posso obter mais informação?

No site oficial www.annusfidei.va e no dossier CJ sobre o Ano da Fé site.cristojovem.com/ano-da-fe