Sacramentos-Outros-Unção dos Enfermos

Escutemos São Tiago na sua Epístola:

Algum de vós está doente? Chame os presbíteros da Igreja e que estes orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente e o Senhor o aliviará; e, se tiver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. (Tg 5, 14-15)

Os Sacramentos da Cura

O Senhor Jesus é o médico das nossas almas e dos nossos corpos. Ele perdoou os pecados ao paralítico e restitui-lhe a saúde do corpo (Mc 2, 1-12). Ele hoje deseja que a sua Igreja continue a sua obra de cura e salvação através da força do Espírito Santo. É este o sentido dos dois sacramentos da cura: A penitência ou reconciliação e a unção dos enfermos.

O dom do sacramento dos Enfermos… Porquê?

O Sacramento da Unção dos Enfermos vem em auxílio do cristão confrontado com as dificuldades de uma doença grave ou com as limitações da idade avançada. Pode-se receber este sacramento da unção sempre que se é acometido por uma doença grave ou pela idade avançada.

Assim sendo, o cristão confrontado com uma doença grave ou com as dificuldades de saúde, próprias da idade avançada ou quando é submetido a uma operação de risco deverá solicitar aos presbíteros este sacramento.

Quando se deve receber este sacramento?

Em plena consciência e lucidez, ainda antes de perder a consciência. Não se trata da extrema unção mas sim de um sacramento dos vivos que vem em auxílio daqueles que padecem uma doença grave (para os moribundos, o sacramento que devem receber é a comunhão do Corpo de Cristo em forma de viático). Este sacramento pode receber sempre que haja uma recaída do estado de doença, uma inquietação ou uma nova doença grave.

Como se recebe este sacramento?

Só os sacerdotes (Bispos e Presbíteros) podem administrar este sacramento. Os dois sinais principais são a imposição das mãos (os sacerdotes rezam sobre os doentes) e a unção com o óleo santo dos enfermos benzido pelo Bispo diocesano na manhã de Quinta-Feira Santa, na fronte - sede do pensamento - e nas mãos - sede da acção.

Os doentes aproximam-se dos sacerdotes. O Sacerdote toma o Santo Óleo e unge o doente na fronte e nas mãos, dizendo uma só vez:

Por esta santa Unção

e pela sua infinita misericórdia,

o Senhor venha em teu auxílio

com a graça do Espírito Santo

R. Amen.

Para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve

e, na sua bondade, alivie os teus sofrimentos.

R. Amen.

Quais os frutos deste sacramento?

Uma força especial e um conforto para viver, e, se for essa a vontade de Deus, uma melhora do estado de saúde. Mesmo quando não há melhoria do estado de saúde, este sacramento permite experimentar a paz e a coragem para suportar os sofrimentos da doença e da idade avançada com uma graça de força, de perdão e de purificação.

Os frutos do sacramento são:

Como preparar?

Como e quando posso receber o Sacramento da Unção dos Enfermos na Paróquia de Santa Maria Maior de Barcelos?