Newsletter

Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017

Procissão da Cruzes


 

PROCISSÃO DAS CRUZES - 3 DE MAIO DE 2017

 

REUNIÕES DE PREPARAÇÃO E AVALIAÇÃO

28.03.2017

26.04.2017

17.05.2017

Reza a história que terá sido um sapateiro no século XVI que ao passar no Campo da Feira, no regresso de uma missa, viu na terra uma cruz de cor preta que penetrava na terra, em profundidade. Um facto que fez nascer a devoção ao Senhor da Cruz, atravessando séculos até aos dias de hoje. A romaria barcelense conjuga a vertente popular com a forte componente religiosa, que marca o último e grande dia da festa.

A Procissão das Cruzes, é o ponto alto das celebrações.
 
As 89 cruzes das paróquias do concelho barcelense passam pelas principais ruas do centro histórico da cidade de Barcelos, incorporadas na ‘Procissão da Invenção da Santa Cruz’, perante milhares de fiéis e curiosos.
Esta procissão, inserida na vertente religiosa, é o momento alto da ‘Festa das Cruzes’ - um evento promovido pela Câmara Municipal de Barcelos, em colaboração com a Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz e a Paróquia de Santa Maria Maior de Barcelos. Antes da procissão iniciar, todos os mordomos responsáveis por transportar a cruz da sua paróquia dirigem-se à igreja matriz de Barcelos.