SAER - SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL E RELIGIOSA

Decreto-Lei nº. 253/2009

Tenha presente a importância do acompanhamento espiritual e religioso no tempo de permanência no Hospital e da necessidade de declararem e pedirem a assistência religiosa na admissão ao Hospital.

No caso de essa não ser prestada, devem ainda usar o livro de reclamações para fazerem ouvir a sua voz.

Ao mesmo tempo, informe o Capelão/Assistente Espiritual e Religioso Hospitalar da existência de internamentos.

NB. Atualmente o Capelão é um Padre Capuchinho (Hermano Filipe) – Tel. 2538 095 601. O Decreto-Lei nº 253/2009 reconheceu o Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa (SAER) – antiga CAPELANIA - nos Hospitais e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde como “uma necessidade essencial, com efeitos relevantes na relação com o sofrimento e a doença, contribuindo para a qualidade dos cuidados prestados”. Neste Decreto, a presença da Igreja Católica foi reconhecida e salvaguardada, mesmo que com novas configurações e uma renovada abertura – em benefício dos doentes e dos profissionais de saúde – à assistência por parte das outras religiões e confissões religiosas.

Fonte: Bolketim CONSTRUIR
Domingo, 03 de Dezembro de 2017 - 23:55:31