D. FRANCISCO SENRA

nomeado Arcebispo de Évora

Embora previsível, dada a sua popularidade, competência e desempenho de toda a sua atividade sacerdotal naquela diocese (onde foi escolhido e ordenado bispo, para vir auxiliar D. Jorge Ortiga, em Braga, durante 4 anos), é com pena que o vemos partir da nossa diocese, agora investido como titular de Évora e como arcebispo (apenas Braga e Évora são arquidioceses, sendo as outras dioceses).

Por isso os titulares destas duas diocese são arcebispos e não bispos (na prática é a mesma coisa...só uma questão de hierarquia, dado estas duas dioceses, juntamente com Lisboa, onde o Bispo é tratado por Patriarca), são capitais de um conjunto das 20 dioceses em Portugal, cabendo mais ou menos 7 a cada metrópole (assim chamadas). Os 3 bispos destas 3 dioceses, acima referidas, chamam-se “metropolitas” e, neste momento são D. Jorge (por Braga), D. Manuel Clemente (por Lisboa) e D. Francisco Senra (por Évora).

(In Rumo e Acção, P. Armindo Abreu)

FELICIDADES D. FRANCISCO

Fonte: Boletim CONSTRUIR