PROCISSÕES DO SILÊNCIO E DOS PASSOS

16 e 17 de Março de 2019

No próximo sábado, às 21.30, vamos reunir-nos no templo do Senhor da Cruz para nos prepararmos, pela oração, para a Procissão do Silêncio, que precede a Procissão dos Passos no domingo.

Aos comerciantes pedimos que dêem um tom de paixão às suas montras. Urge revalorizar esta procissão, bem inserida no tempo quaresmal. Numa sociedade barulhenta, façamos silêncio. É pena que alguns, com conversas inúteis na altura da procissão, incomodem aqueles que sabem para o que vão: para fazer silêncio à volta do andor de Jesus na sua paixão.

A Procissão dos Passos, que «entrou» na alma barcelense e mantém como tradição há longos anos, precisa de ser sempre «revisitada» para que, pela força da repetição, não caia na rotina e se torne banal. Por isso se faz um apelo a todos os barcelenses: a Procissão não se faz apenas com o dinheiro dos donativos, mas faz-se com a participação das pessoas porque ela se destina a ajudar as pessoas a viverem a vida doada de Jesus por todos.

Ir na procissão em testemunho de fé é missão de todos. Há também algumas regras de civismo nos actos religiosos. E na Procissão dos Passos destaca-se o silêncio meditativo sobretudo na escuta dos sermões proferidos, este ano pelo sr. Cónego Paulo Abreu, Vigário Geral, para nos ajudarem a «olhar o Senhor dos Passos ».

Exortam-se todos os que vão na procissão a que cuidem da sua postura. A procissão não é um desfile, nem ocasião para selfies e exige uma apresentação condigna de um acto religioso. Há certas atitudes «banais» e «boçais» que destoam, mais ainda quando se vai numa procissão.

Autor: Paróquia Sta Maria Maior
Fonte: Boletim CONSTRUIR
Quinta-feira, 14 de Março de 2019 - 16:07:31

Notícias relacionadas
01-12-2018: ADVENTO - NATAL
06-11-2018: MAGUSTO PAROQUIAL
Comentar Imprimir  |   Voltar...
Recomende este site desenvolvido por aznegocios.pt