D. FRANCISCO SENRA AOS CRISMANDOS DE BARCELOS

«Acredita! Tens um futuro brilhante pela frente!»

Foram 88 os crismados que, no sábado passado, completaram a iniciação cristã, em cerimónia presidida por D. Francisco Senra Coelho, na igreja matriz de Barcelos.

Aos setenta da paróquia de Santa Maria Maior juntaram-se dezoito jovens da comunidade de Carapeços.

Aqueles foram preparados ao longo dos dois últimos anos, em encontros mensais orientados pelo Prior de Barcelos, após os 10 anos do processo catequético proposto pela Conferência Episcopal para as paróquias portuguesas. Entre eles, havia também um grupo de adultos que frequentaram a catequese semanal de adultos, há anos instituída na paróquia.

Numa cerimónia simples, mas carregada de sentido, a assembleia viveu com muita alegria e emoção o compromisso cristão dos jovens e adultos.

Com estes foi toda a paróquia que se comprometeu no testemunho adulto da fé em Jesus Cristo, conforme a exortação de D. Francisco, que muito insistiu na continuidade da descoberta das maravilhas da fé cristã, pela guarda do «dia do Senhor». Mesmo que demorada, a cerimónia valeu pela palavra direta e personalizada que D. Francisco dirigiu a cada um dos jovens, imediatamente após a  crismação: «Acredita… Deus ama-te… Tens um mundo belo pela frente… Continua na descoberta de Jesus… Abre-te aos outros… Serve na comunidade… A Igreja conta contigo…».

De realçar também o número elevado de padrinhos presentes, na sua maioria escolhidos pelos próprios, dando prioridade aos padrinhos de Batismo que, crismados, cumpriram a sua missão no testemunho de fé e no acompanhamento dos afilhados no seu «fazer-se cristão». Eles entraram também no processo de preparação, levados pelos afilhados, compreendendo melhor por que só os crismados podem ser padrinho/madrinha de Batismo: só quem está iniciado é que pode assumir a missão de iniciar na fé cristã. Também alguns dos pais, envolvidos no processo de preparação, assumiram que não fizeram as melhores escolhas quando, uns anos depois, os filhos escolheram padrinhos diferentes para o seu Crisma.

Monsenhor Abílio Cardoso

In DM 06.06.2018