PEDRO VAZ PATTO

Entre nacionalismo e globalismo

ENTRE NACIONALISMO E GLOBALISMO

 

            Ao ouvir o discurso de posse (www.youtube.com/watch?time_continue=15&v=-u8bkWLPq-g) do novo ministro dos negócios estrangeiros do Brasil, do governo de Bolsonaro, Ernesto Araújo, fiquei impressionado pelo brilho da retórica e pelo seu conteúdo, bem diferente da mentalidade secularista e relativista hoje dominante.

            O discurso começa com a citação da frase de São João «A Verdade vos libertará». Nele se afirma que «a Verdade está nos que seguiram a bandeira dos seus reis e dos seus santos». E que a «luta pela nação é a mesma luta pela família, a vida e a humanidade na sua dignidade infinita de criatura». Ao enunciar as linhas que guiarão a política externa brasileira, faz-se alusão ao direito a nascer como o primeiro dos direitos humanos (na verdade, o mais agredido e que hoje é esquecido em quase todas as instâncias nacionais e internacionais).

O tom do discurso é, pois, marcadamente nacionalista e contrário aquilo a que nele se designa como “globalismo”, tido por uma ameaça às tradições culturais e religiosas das várias nações. Por isso, são exaltadas as políticas dos atuais governos dos Estados Unidos, de Israel, da Hungria, da Polónia e da Itália.

            O perigo grave que vejo é o de associar, como fazem estes governos, essas tradições à hostilidade para com o “outro” e o estrangeiro. Tal significa passar de um são patriotismo ao chamado «nacionalismo de exclusão». Dessa tendência são reflexo as atitudes desses governos quando recusam o acolhimento de refugiados que fogem da guerra ou de náufragos em perigo de vida; quando, em suma, colocam os supostos interesses nacionais («America first») acima do valor supremo da fraternidade universal, valor que, como poucos, caracteriza a “novidade” cristã. A tradição cristã é, assim, reduzida a um formalismo inautêntico.

Em sentido contrário a este, os últimos Papas têm enaltecido o papel das organizações internacionais ao serviço de um bem comum universal. Num seu célebre discurso à assembleia geral da O.N.U., de 5 de outubro de 1995, São João Paulo II afirmou que esta organização deverá ser um «centro moral no qual todas as nações do mundo se sintam em casa, desenvolvendo a comum consciência de ser uma espécie de família de nações».

O Papa Francisco, no seu mais recente discurso ao corpo diplomático acreditado junto da Santa Sé, de 7 de janeiro, salientou a importância do multilateralismo e das organizações internacionais (sem esquecer os seus defeitos) e os perigos do ressurgimento do nacionalismo (que não confundiu com a valorização das identidades nacionais). Relembrou o período entre as duas guerras mundiais, onde as tendências nacionalistas minaram as primeiras organizações internacionais, com trágicas consequências. De entre os males da globalização que poderão explicar o ressurgimento do nacionalismo hoje, salientou a «maior preponderância nas organizações internacionais de poderes e grupos de interesses que impõem as suas perspetivas e ideias, desencadeando novas formas de colonização ideológica, não raro desrespeitadoras da identidade, dignidade e sensibilidade dos povos». E aludiu também à «reação em determinadas áreas do mundo a uma globalização que se desenvolveu, sob certos aspetos, de maneira demasiado rápida e desordenada, de modo que entre globalização e situação local se gera tensão». Para superar essa tensão, afirma que é necessário «prestar atenção à dimensão global sem perder de vista o que é local». A uma globalização “esférica”, «em que se nivelam as diferenças e as particularidades parecem desaparecer», há que contrapor uma globalização ”poliédrica”, que favoreça «uma tensão positiva entre a identidade de cada povo e país e a própria globalização, de acordo com o princípio que o todo é superior à parte».

 

                                                                                    Pedro Vaz Patto

Publicado em 2019-02-14

Notícias relacionadas

Pe. João António Pinheiro Teixeira

A felicidade aumenta a produtividade

Pelo sinal da santa cruz - Tanto faz não é resposta

Carmen Garcia

As JMJ e o Estado Laico

“As ruas e as praças de Lisboa não pertencem apenas aos sindicatos e não são propriedade da extrema-esquerda. Até os Católicos se podem manifestar, porque há separação entre a Igreja e o Estado.”

O ESPETÁCULO DO MUNDO

Cristina Robalo Cordeiro

A batalha do absurdo

Maria Susana Mexia

A IGREJA CATÓLICA EM PORTUGAL

Alberto João Jardim

desenvolvido por aznegocios.pt