SEMANA SANTA E PÁSCOA

Convite para as celebrações

Gratos a Deus por nos ser possível, em pandemia, celebrar a Páscoa, seria bom que nenhum cristão ficasse alheado do Tríduo Pascal (quinta, sexta e sábado santo).

A igreja Matriz, onde habitualmente ocorrem as celebrações, é a mais capacitada para o maior número de pessoas, dentro dos limites razoáveis para se manter o distanciamento.

Dia soleníssimo, a quinta-feira santa assinala a instituição do sacerdócio e da Eucaristia. A celebração será às 17.00.

Na sexta-feira, celebra-se a Paixão e Morte de Jesus, com a adoração da cruz, iniciando-se a celebração às 15.00 (um minuto antes todos devem fazer silêncio em memória do Crucificado). É dia de jejum e abstinência.

Sábado é dia do Grande Silêncio, que termina com a grande e solene Vigília Pascal, a começar pelas 21.30.

O Aleluia Pascal ecoará durante todo o dia de Páscoa, em todas as missas a celebrar nos mesmos horários de domingo.

·      QUINTA-FEIRA SANTA

De manhã, os sacerdotes da arquidiocese concelebram com o seu bispo, este ano na cripta do Sameiro, a missa crismal com bênção dos santos óleos.

De tarde, pelas 17.00, é entronizado o Santíssimo Sacramento nas igrejas da cidade, especialmente ornamentadas para a visita dos fiéis.

19.00 – Igreja Matriz: Celebra-se a Missa da instituição da Eucaristia, sem o tradicional Lava-Pés, terminando com a transladação do Santíssimo.

·      SEXTA-FEIRA – PAIXÃO DO SENHOR

15.00 – Igreja Matriz: Celebração da Paixão do Senhor, com adoração da Cruz, precedida de um minuto de silêncio, que se recomenda a todos, estejam onde estiverem, em memória da morte de Jesus.

·      SÁBADO SANTO – VIGÍLIA PASCAL

21.30 – Igreja Matriz