MAIO - MÊS DE NOSSA SENHORA

Vamos celebrá-lo ...

Vamos celebrá-lo, todos, como momento especial e comunitário de homenagem à Mãe do Céu. Na continuidade de belas tradições e seguindo o apelo do Papa e dos nossos bispos, vamos ser fiéis a um momento diário especial, em família e em comunidade. O Terço em família deve ser cuidado para todos os dias. Podemos seguir várias propostas online. Ou seguir a proposta da nossa Arquidiocese:  https://www.diocese-braga.pt/media/contents/

contents_73fYel/31diasMaria-A4.pdf .Nesta encontramos a meditação dos mistérios do terço e ainda uma oração / consagração, sempre diferente de dia para dia.

Para a celebração comunitária, peço a todos os animadores do terço nas diversas igrejas, que continuem a fazê-lo segundo a proposta citada.

Na igreja Matriz, aconselha-se a seguir o terço pela Canção Nova ou Rádio Renascença às 18.30. Os diversos grupos da Paróquia devem fazer a sua oração mariana antes do terço, pelas 18.00, conforme o programa de actividades: às segundas, os Ministros Extraordinários da Comunhão; às terças, a Sócio-caritativa; às quartas, a LOC/MTC e ACI; às quintas, os Leitores; às sextas, a Confraria das Almas; aos sábados, a Irmandade de Santa Maria Maior, aos domingos, a Confraria do Santíssimo Sacramento.

A catequese (crianças e catequistas) terão momentos de oração online, por grupos. Ao terminar a oração mariana, uma das crianças do grupo virá com a família à Igreja Matriz pelas 19.30, para oferecer uma rosa a Nossa Senhora.

A grande intenção de oração do terço, neste mês mariano é ainda a pandemia e as suas vítimas e as grandes intenções do Papa (Ver a proposta do Passo-a-rezar ou RMOP), que pede «que voltes a descobrir a beleza de rezar o Terço...».

Na capela de S. Bento da Buraquinha, rezar-se-á o terço às 10.00 nas semanas de 17 a 29 de Maio.

Há outra iniciativa do Papa: a «maratona» de oração pelo fim da pandemia e que põe em união 30 santuários de todo o mundo, com uma intenção especial para cada dia do mês, às 17.00 pela mundivisão.

Entre nós, haverá às 21.00 um momento de oração mariana durante uma semana, a iniciar a 8 e terminar a 15 de Maio com procissão de velas (se permitida). Há moradores (Urb. S. José, Av. João Paulo II, Largo Martins Lima...) a solicitaram a presença do Prior.

O Dia Arquidiocesano da Família é celebrado a 15 de Maio, também Dia Internacional da Família, inserido na Semana da Vida, esta de 9 a 16 de Maio, com participação especial da Equipa de Pastoral Familiar e do 8º ano de catequese.

Publicado em 2021-05-02

Notícias relacionadas

JÚLIO DA CONCEIÇÃO FARIA

Um ano depois

Igreja: Cartório Paroquial de Barcelos tem portas abertas no coração da cidade para «estar com as pessoas»

Ago 11, 2021 - 11:29

BARCELOS ACOLHE A SENHORA DA FRANQUEIRA

Às 21.30 de 31 de Julho de 2021

S. Bento

11 de Julho de 2021

Celebramos o dom da vida com Mons. Abílio Cardoso

11 de Julho de 2021

PEREGRINAÇÃO ARCIPRESTAL À FRANQUEIRA

8 de Agosto de 2021

desenvolvido por aznegocios.pt