PEREGRINAÇÃO ARCIPRESTAL À FRANQUEIRA

8 de Agosto de 2021

À semelhança de muitas outras actividades religiosas, também a peregrinação arciprestal à Franqueira foi suspensa, agora pela segunda vez. Tal suspensão implica a «arte» de encontrar alternativas celebrativas que dêem continuidade às belas tradições desde que não ponham em causa as regras a seguir no contexto da pandemia. Acima de tudo, impõe-se não pôr em risco a saúde pública.

Assim, a Confraria informa que a imagem de Nossa Senhora da Franqueira estará na última semana de Julho na paróquia de Milhazes e na primeira de Agosto na de Barcelos, como acontece todos os anos, dando assim oportunidade aos devotos de exprimirem o seu amor a Nossa Senhora.

NÃO HAVERÁ a tradicional peregrinação a pé. Mas haverá uma missa solene e campal, presidida pelo sr. Cónego José Paulo L. Abreu, Vigário Geral da Arquidiocese, pelas 10.30 do dia 8, reservada a representantes das paróquias. A nossa paróquia estará representada pelo estandarte da Irmandade de Santa Maria Maior, levado por três elementos da Mesa administrativa.

A recepção à imagem, vinda de Milhazes, acontecerá no sábado, 31, às 21.30 no Largo do Município. Dali seguir-se-á um cortejo processional pela cidade, permitindo às pessoas que, nas suas próprias casas ou na rua, desde que mantenham a distância física, saudar e aclamar Nossa Senhora, que passa no carro dos bombeiros em marcha lenta. Ao longo da semana haverá a tradicional novena seguida da Missa, às 21.00 (segunda a sexta) ou 18.00 (sábado e domingo).

A partida da imagem de Nossa Senhora, no domingo, dia 8, será depois da missa das 8.00 na Igreja Matriz.

Publicado em 2021-07-10