Lançamento do ano pastoral

26 de Setembro e 2 de Outubro de 2021

O aniversário da entrada do Prior na Paróquia tem sido sempre a ocasião oportuna para o lançamento do ano pastoral, após o período de férias. Vai sê-lo também este ano. Mas de modo diferente. Assim, na missa do próximo domingo, às 11.00, daremos relevo às crianças da catequese e seus pais e padrinhos, a quem convidamos a uma presença de modo especial. As sessões de catequese passarão a ser ao sábado e ao domingo, seguidas da celebração da Eucaristia. Os pais sabem da importância do exemplo no crescimento da fé. Vamos vê-los, todos, assim o esperamos, ao lado dos filhos na missa vespertina de sábado e na missa das 11.00 ao domingo.

Entretanto, convidamos todos os grupos da Paróquia para a celebração da inauguração da iluminação da Igreja Matriz, toda ela reconfigurada e para a bênção do novo órgão, que animará as celebrações. Será no sábado, dia 2 de Outubro, às 18.30. Daremos, deste modo, início oficial ao novo ano pastoral, cujo Programa de Actividades chegará, entretanto a todas as casas dos paroquianos.

Depois de uma pandemia que alterou os ritmos, urge repensar o nosso modo de celebrar e testemunhar a fé. Não se volta atrás mas o que se fazia poderá voltar a fazer-se de modo novo. O Prior deseja não ser o único a pôr-se em causa mas espera que todos, individual e nos diversos grupos da Paróquia se interroguem sobre o que deve continuar ou ser posto de lado para dar lugar a novas formas de presença da Igreja no mundo de hoje. É esta atenção ao Espírito que deve marcar o ano pastoral, inseridos no dinamismo da Igreja universal, em preparação do Sínodo de 2023.

Publicado em 2021-09-19