10 Milhões de Estrelas

Um Gesto Pela Paz

A Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz”, é uma campanha de consciencialização da população para os valores da Paz e da Solidariedade.

Nasceu em França em 1991 e em 2002 começou a ser replicada em diferentes Cáritas na Europa, incluindo Portugal. Embora com características diferentes a implementação da campanha mantém

um denominador comum – a Vela da Paz como símbolo da “Vida”, “Esperança” e “Partilha”.

A Campanha decorre durante o tempo que antecede o Natal (Advento) e termina na noite de Natal, com a iluminação das janelas das casas, simbolizando a adesão das famílias aos valores da campanha.

As Velas da Paz são vendidas ao custo simbólico de 2 euros, apoiando sempre duas causas, uma de carácter internacional e uma de carácter local. Assim 35% das verbas conseguidas com a venda da vela da paz destinam-se ao apoio às Cáritas Lusófonas no âmbito de projetos relacionados com as alterações climáticas, os restantes 65%, são aplicados no apoio alimentar a pessoas/famílias acompanhadas na Cáritas Arquidiocesana de Braga. O apoio alimentar será atribuído com recurso a vales alimentares, uma resposta que permite dignificar cada pessoa/família e promover a sua autonomia.

Ao comprar a Vela da Paz, está a contribuir para que a rede Cáritas em Portugal continue a conseguir apoiar todos aqueles que estão em situação de carência, emergência e vulnerabilidade social, mas, com este gesto de manter a Vela acesa na noite de Natal, assume também a renovação do desafio de viver com e para os valores da Paz, Reconciliação, Justiça e Solidariedade.

Fazemos um apelo à colaboração e implementação desta campanha, através da venda das Velas da Paz.

As velas estão disponíveis no Senhor da Cruz e no Cartório Paroquial.

Publicado em 2021-11-14