Graça e Paz!

Mensagem Natal de D. José Cordeiro

Diante do presépio podemos dizer que a fé nasce do amor, ou melhor, da capacidade de um olhar novo que nasce por sermos muito amados e perdoados em Deus. Tudo canta e grita de alegria: «glória a Deus nas alturas e paz na terra entre os homens de boa vontade» (Lc 2, 14). Com Maria e José tocamos o Essencial numa Igreja sinodal e samaritana, como demanda o poeta A. Silesius: «Homem, sê essencial».

O Natal é um mistério de pobreza, simplicidade e esperança. Por isso, não é difícil de compreender para quem tem um coração que vê.

Uma vida sem gratidão é uma vida triste, que ignora a beleza do dom. A nós foi-nos dada a graça de dizer obrigado, de voltar a descobrir a alegria do Evangelho, que torna a vida mais leve com gestos de proximidade, compaixão e ternura para ultrapassar as tensões mais duras e abrir as portas da cultura do encontro e da fraternidade universal.

Como dizia o Grande Arcebispo São Bartolomeu dos Mártires: «o sol que nasceu ... veio aquentar a frieza do nosso coração». Jesus, fazendo-se um de nós, ama-nos com um coração de carne!

Um santo Natal!

† José Cordeiro, Arcebispo eleito de Braga

e Administrador Diocesano de Bragança-Miranda

Publicado em 2021-12-26

Notícias relacionadas

CATEQUESE NO PRÓXIMO ANO

Programação

CRISMA 2022

2 de Julho de 2022

AOS LÍDERES DOS GRUPOS DA PARÓQUIA

UM APELO

VIGÍLIA DE PENTECOSTES

4 de Junho de 2022

PROCISSÃO DO CORPO DE DEUS EM BARCELOS

16 de Junho de 2022

PARTIRAM PARA A CASA DO PAI

De 18.12.2021 a 4.05.2022

desenvolvido por aznegocios.pt