DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS

Domingo 23 de Janeiro de 2022

Celebra-se no próximo domingo, III do Tempo Comum, inserido na Semana de Oração pela unidade dos cristãos, o Domingo da Palavra de Deus, que o papa Francisco instituiu com a Carta Apostólica Apperuit Illis, de 30/09/2019, dado que a «ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo» (S. Jerónimo). O Papa pede que este domingo seja «um dia solene» e nele «se possa entronizar o texto sagrado», valorizando o ministério dos leitores como «verdadeiros anunciadores da Palavra com uma preparação adequada». E o Papa pede aos párocos para «encontrar formas de entregar a Bíblia, ou um dos seus livros, a toda a assembleia, de modo a fazer emergir a importância de continuar na vida diária a leitura, o aprofundamento e a oração».

Dado que a nossa Paróquia dedicou vários anos ao tema da Palavra de Deus, segundo o programa da Arquidiocese, tendo conseguido criar 12 volumes da «BÍBLIA DE BARCELOS, escritos pela mão de 707 pessoas de Barcelos, entre Março de 2009 e Dezembro de 2015, nas várias igrejas da cidade, o Prior propõe o seguinte esquema para a celebração do dia no interior dos espaços de culto da cidade (nada no exterior por razões da pandemia):

1. Os 12 volumes da Bíblia de Barcelos serão distribuídos na tarde de sábado, 22, pelas igrejas da cidade: um volume do Antigo Testamento e outro do Novo Testamento;

2. Pede-se aos responsáveis das várias igrejas que preparem um lugar adequado para a veneração da Palavra de Deus durante toda a semana (de 23 a 30 de janeiro, um dos volumes aberto para se darem conta de que foi escrito à mão e outro fechado).

3. Em cada missa dominical, os dois volumes da Bíblia serão «entronizados» (levados processionalmente pelos dois leitores habituais, desde o fundo da igreja), ao som de um cântico aclamativo à Palavra, que o Grupo Coral deve escolher;

4. O sacerdote presidente explicará o sentido do gesto, correspondente à vontade do papa Francisco, nos 1600 anos da morte de S. Jerónimo, o tradutor da Vulgata.

5. Ao mesmo tempo, à porta das igrejas, será distribuído o evangelho de Lucas, o evangelista do ano (donativo de um euro).

Créditos: Foto - Pixabay

Publicado em 2022-01-16