TRÍDUO PASCAL

CONVITE

O centro de toda a liturgia da Igreja está no Tríduo Pascal, que começa na quinta-feira à tarde, depois de, na manhã desse dia, se celebrar a missa da instituição do ministério sacerdotal. A celebração da missa com as promessas sacerdotais dos padres à volta do bispo explica por que razão em Barcelos não há celebrações na manhã de quinta-fei­ra santa. À tarde (17.00), será entronizado o Santíssimo Sacramento nas diversas igrejas que, cuidadas e ornamentadas com esmero, merecerão a visita de muita gente.

QUINTA-FEIRA SANTA: A grande celebração de Quinta-Feira Santa é a Missa da Ceia do Sen­hor, com o Lava-Pés, às 19.00 na Igreja Ma­triz e às 21.30 em Santo António, seguida de adoração. Às 21.00 todas as igrejas da cidade, visitas e apreciadas nos arranjos florais, con­vidarão à oração de louvor, esta a cargo das confrarias, conforme o programa já elaborado. Devem todos saber que haverá uma oração ori­entada, de 20 minutos em cada igreja, começan­do às 21.00 em S. José, 21.30, na capela da Casa do Menino Deus, 22.00 na Igreja do Terço, 22.30 na Misericórdia, 23.00 no Senhor da Cruz, 23.30 em Santo António, 24.00 na Igreja Matriz.

SEXTA-FEIRA SANTA: É dia de jejum e de abstinência. Às 15.00, sugere-se que, onde nos encontremos, guardemos um minuto de silên­cio em memória do Redentor. A celebração da Paixão, com adoração da cruz e oração universal será às 15.00 na Matriz e em Santo António. Às 21.30, teremos na Igreja do Terço um concerto intimista a evocar Maria junto à Cruz.

SÁBADO SANTO: É o dia do grande silêncio. A Vigília Pascal com baptizados será na Matriz às 21.30 e em Santo António às 22.30. No final da Vigília da Matriz faremos o cortejo da Res­surreição, Rua Direita acima, ao toque das cam­painhas, levando a água benzida e as cruzes com que se irá anunciar a ressurreição pelas famílias de Barcelos no dia seguinte.

DOMINGO DE PÁSCOA: Além das missas no Senhor da Cruz às 9.00 e 12.15, o Compasso (de manhã às instituições e de tarde às famílias) marcará o dia. Ele terminará com a concentração das sete cruzes no Senhor da Cruz, de onde sairá o cortejo em direcção à Matriz, encerrando com a Missa vespertina da Ressurreição e continuan­do-se o Dia de Páscoa durante toda a semana, com a chamada Oitava da Páscoa. A última visi­ta será, pelas 18.45, à Câmara Municipal.

Publicado em 2023-04-04

Notícias relacionadas

FESTA DAS CRUZES 2024

30 de abril a 5 de maio

Igreja Matriz - Sagrado Lausperene Arciprestal - 24 horas

9 e 10 de Abril de 2024

DOMINGO DE PÁSCOA 2024

VISITA PASCAL

Visita Pastoral à Paróquia de Barcelos (Santa Maria Maior)

28 de Novembro a 3 de Dezembro de 2023

Mensagem do Pe. Manuel Rocha

Na inauguração do seu ministério paroquial na Paróquia de Barcelos (Santa Maria Maior)

Mensagem de boas vindas

Da paróquia de Barcelos ao Pe. Manuel da Rocha

desenvolvido por aznegocios.pt