TRÍDUO PASCAL

CONVITE

O centro de toda a liturgia da Igreja está no Tríduo Pascal, que começa na quinta-feira à tarde, depois de, na manhã desse dia, se celebrar a missa da instituição do ministério sacerdotal. A celebração da missa com as promessas sacerdotais dos padres à volta do bispo explica por que razão em Barcelos não há celebrações na manhã de quinta-fei­ra santa. À tarde (17.00), será entronizado o Santíssimo Sacramento nas diversas igrejas que, cuidadas e ornamentadas com esmero, merecerão a visita de muita gente.

QUINTA-FEIRA SANTA: A grande celebração de Quinta-Feira Santa é a Missa da Ceia do Sen­hor, com o Lava-Pés, às 19.00 na Igreja Ma­triz e às 21.30 em Santo António, seguida de adoração. Às 21.00 todas as igrejas da cidade, visitas e apreciadas nos arranjos florais, con­vidarão à oração de louvor, esta a cargo das confrarias, conforme o programa já elaborado. Devem todos saber que haverá uma oração ori­entada, de 20 minutos em cada igreja, começan­do às 21.00 em S. José, 21.30, na capela da Casa do Menino Deus, 22.00 na Igreja do Terço, 22.30 na Misericórdia, 23.00 no Senhor da Cruz, 23.30 em Santo António, 24.00 na Igreja Matriz.

SEXTA-FEIRA SANTA: É dia de jejum e de abstinência. Às 15.00, sugere-se que, onde nos encontremos, guardemos um minuto de silên­cio em memória do Redentor. A celebração da Paixão, com adoração da cruz e oração universal será às 15.00 na Matriz e em Santo António. Às 21.30, teremos na Igreja do Terço um concerto intimista a evocar Maria junto à Cruz.

SÁBADO SANTO: É o dia do grande silêncio. A Vigília Pascal com baptizados será na Matriz às 21.30 e em Santo António às 22.30. No final da Vigília da Matriz faremos o cortejo da Res­surreição, Rua Direita acima, ao toque das cam­painhas, levando a água benzida e as cruzes com que se irá anunciar a ressurreição pelas famílias de Barcelos no dia seguinte.

DOMINGO DE PÁSCOA: Além das missas no Senhor da Cruz às 9.00 e 12.15, o Compasso (de manhã às instituições e de tarde às famílias) marcará o dia. Ele terminará com a concentração das sete cruzes no Senhor da Cruz, de onde sairá o cortejo em direcção à Matriz, encerrando com a Missa vespertina da Ressurreição e continuan­do-se o Dia de Páscoa durante toda a semana, com a chamada Oitava da Páscoa. A última visi­ta será, pelas 18.45, à Câmara Municipal.

Publicado em 2023-04-04