DIA DO CATEQUISTA EM BRAGA

CENTRA-SE NA CULTURA DO CUIDADO

A Arquidiocese de Braga organiza, no próximo dia 23 de setembro, o Dia Arquidiocesano do Catequista, no santuário de Nossa Senhora do Sameiro.

O encontro vai decorrer das 9h00 às 17h00 com o tema “Catequese e a Cultura do Cuidado”, conduta que tem sido proposta pelo Papa Francisco em vários pronunciamentos e iniciativas, surgindo fortemente na sua encíclica Laudato si, sobre o “cuida­do da casa comum”.

Para o Dia Arquidiocesano do Catequista são convocados todos os catequistas e agentes da Catequese dos 14 arciprestados da Arquidiocese de Braga.

Neste encontro, que acontece anualmente antes do início do novo ano catequético, os catequistas reúnem-se para partilhar conhecimentos e experiências e, em conjunto, encontrar caminhos que melhor os preparem para a missão no novo ano pastoral.

Este ano, além da cultura do cuidado, estará também em destaque o novo “Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias”, aprovado, em 2022, pela Con­ferência Episcopal Portuguesa.

Este documento – nota o Secretariado Nacional da Educação Cristã, é o «novo referencial para a catequese em Portugal», num processo de «mudança de paradigma para este setor da Igreja Católica».

O Dia Arquidiocesano do Catequista será vivido com momentos de oração, de formação e de convívio ao longo do dia.

Publicado em 2023-09-14