Eucaristia de despedida do Sr. Prior, Monsenhor Abílio Cardoso

Texto lido no final da Eucaristia.

Reverendíssimo Sr. Prior.

Saudamos, também, as autoridades civis e religiosas.

Estamos aqui reunidos, nesta celebração, para dar graças a Deus pelos dezanove anos de dedicação e serviço nesta comunidade e nesta Igreja “mãe” de Santa Maria Maior.

Aconselha o bom senso que não se esqueça o passado, não se desvalorize ou esvazie o presente para não se comprometer o futuro. Todos conhecemos o passado mais ou menos recente desta Paróquia, todos conhecemos o seu presente e o que fizemos até hoje determinará a Paróquia de amanhã.

A primeira palavra é de agradecimento, de gratidão por tudo o que fez por esta paróquia, quer no aspeto pastoral, cultural e de enriquecimento do património.

Escreveu V. Reverência no primeiro Boletim o Construir de 02 de janeiro de 2005, cujo título era: “COMUNICAR PARA CONSTRUIR LIBERDADE”, afirmando que este seria um espaço de comunicação, ao serviço de uma comunidade de pessoas que se quer sem fronteiras. Descrevia, um após outro, os seus sonhos. Temos pena que não os tenha conseguido concretizar todos. Mas conseguiu realizar muitos desses sonhos ao reabilitar esta Igreja Matriz e as sacristias que metiam água, a residência paroquial que estava a cair, mandou construir as salas da catequese que não existiam e comprou o cartório paroquial e reabilitou-o.

Estão aqui presentes muitos daqueles que se associaram a esse querer e a esse pensar. O tempo se encarregará de lhe fazer justiça. Concretizar todos os nossos sonhos demora o seu tempo.

Agradecemos a Monsenhor Abílio Cardoso, pela força das suas convicções, pela coragem e pela determinação que pôs em tudo em que se empenhou, ele foi e é a “alma” desta paróquia.

Teve sempre um olhar de fé sobre tudo o que fez. Combateu a cada momento contra uma pastoral voltada para a mediocridade, o facilitismo e sem exigências. Não se instalou, foi um inovador por excelência e talvez seja por todas estas qualidades e todas estas razões que teve a seu lado um tão grande número de colaboradores e de construtores desta comunidade, como foram todos estes benfeitores.

Louva-se-lhe o prazer do trabalho, a sua capacidade de ação, de coordenação e de liderança forte, a sua capacidade de confiar e de delegar que colocou todos os grupos da paróquia a funcionar, desde a catequese às confrarias, passando pelos Conselhos Económico e Pastoral, Secretariado Permanente, Pastoral Familiar, Grupo de Jovens, Ministros da Comunhão, Leitores, Sócio Caritativa, Grupos Corais, LOC/MTC, etc.

O mais importante, gratificante e fundamental da sua ação foi a sessão semanal da catequese de adultos com uma frequência média de 200 cristãos em formação permanente, com temas como o perdão, a morte, o ensino da leitura e compreensão da Bíblia, as cartas de S. Paulo, depois transcritas em Scriptorium Bíblico, que deu origem à Bíblia manuscrita de Barcelos.

É muito difícil chegar ao âmago das coisas através das palavras, sobretudo quando estas representam sentimentos e emoções fortes, na hora de dizer, até já, mas atrevemo-nos humildemente a pronunciá-las. Esta paróquia precisava de si para nos ajudar a Construir pontes de unidade, capazes de olhar as diferenças como riquezas a partilhar e assim crescermos em humanidade, de mãos dadas, lado a lado uns com os outros, mas compreendemos o seu cansaço e a sua necessidade de se dar noutro local. Ser padre hoje, ser sacerdote sempre e em todas as circunstâncias não é nada fácil. Desejamos-lhe as maiores felicidades e esperamos vê-lo por cá brevemente.

Mais uma vez, muito obrigado por tudo e que o Senhor o ilumine e proteja nesta nova etapa da sua vida.

Queremos entregar-lhe agora umas lembranças simbólicas em nome da paróquia.

Barcelos, 17 de setembro de 2023.

Publicado em 2023-09-18

Notícias relacionadas

FESTA DAS CRUZES 2024

30 de abril a 5 de maio

Igreja Matriz - Sagrado Lausperene Arciprestal - 24 horas

9 e 10 de Abril de 2024

DOMINGO DE PÁSCOA 2024

VISITA PASCAL

Visita Pastoral à Paróquia de Barcelos (Santa Maria Maior)

28 de Novembro a 3 de Dezembro de 2023

Mensagem do Pe. Manuel Rocha

Na inauguração do seu ministério paroquial na Paróquia de Barcelos (Santa Maria Maior)

Mensagem de boas vindas

Da paróquia de Barcelos ao Pe. Manuel da Rocha

desenvolvido por aznegocios.pt