Mensagem de boas vindas

Da paróquia de Barcelos ao Pe. Manuel da Rocha

Saudamos o senhor arcebispo, Reverendíssimo D. José Cordeiro, Reverendo Padre Manuel Rocha, entidades civis e religiosas e todos os paroquianos presentes.

Reverendo Padre Manuel Rocha

Seja bem-vindo entre nós e conte sempre com a nossa lealdade.  É com uma alegria contida que a comunidade de Santa Maria Maior de Barcelos o recebe de braços abertos nesta Igreja Mãe. Conte connosco para que possa exercer a sua missão entre nós com muito Amor, Oração e Fidelidade.

A primeira regra da Pastoral é amar a missão que lhe foi confiada e amar o povo que serve e que busque a participação viva dos fiéis leigos, de gente adulta na fé e procure que surja na paróquia uma vivência cristã, que seja uma comunidade autêntica, responsável e empenhada e não um aglomerado social, ou uma sociedade institucionalizada, assente em tradições e posições pessoais adquiridas.

Diz-nos o Papa Francisco que” Deus encontra-se mais no risco do que na segurança e nas regras”, no cumprimento dos preceitos reduzindo assim o espaço para que no coração das pessoas tivesse efeito a ação imprevisível de Deus que nos quer salvar à sua maneira e não à nossa.

Hoje quando a tendência é viver em “estado preparatório” que leva a relativizar tudo, será certamente edificante a sua forma clarividente de formular as coisas, colocando em tudo uma leitura espiritual. Esta comunidade precisa de si para nos transmitir um cristianismo de compromisso mais do que de satisfação e de necessidade religiosa.

Ser padre hoje, ser sacerdote sempre e em todas as circunstâncias não é nada fácil. Vai certamente ler os sinais desta comunidade e interpretar os seus grandes desafios. Comunidade com as suas “histórias”, com os seus problemas, com as suas tensões que fazem parte da sua identidade. Esperamos que dedique uma ação concertada, planeada e metódica. Acreditamos que as missões difíceis o seduzam particularmente e o estimulem. Barcelos foi, é e será sempre uma missão difícil da qual, estamos certos, sairá vencedor ao entregar-se todo como peregrino do amor não se intimidando com críticas e incompreensões, mantendo firme o seu olhar, sem esconder os seus carismas, mantendo a força do seu carácter, o sucesso da sua perseverança e a virtude da paciência.

Desejamos-lhe as maiores felicidades.

Barcelos 24 de setembro de 2023

VER A GALERIA DE FOTOS

Publicado em 2023-10-08

Notícias relacionadas

Visita Pastoral à Paróquia de Barcelos (Santa Maria Maior)

28 de Novembro a 3 de Dezembro de 2023

Mensagem do Pe. Manuel Rocha

Na inauguração do seu ministério paroquial na Paróquia de Barcelos (Santa Maria Maior)

A Catequese vai (re)começar!!!

7 de outubro de 2023

Eucaristia de despedida do Sr. Prior, Monsenhor Abílio Cardoso

Texto lido no final da Eucaristia.

PARTIRAM PARA A CASA DO PAI

De Junho a Agosto de 2023

PARA A HISTÓRIA DOS CAMINHOS DE SANTIAGO EM BARCELOS

Assim, nas várias peregri­nações a pé organizadas na Paróquia, entre 2007 e 2022, seja pelos Camin­hos de Santiago, Fátima ou S. Bento, participaram cerca de 600 peregrinos.

desenvolvido por aznegocios.pt