ADVENTO - NATAL

2018

1. Na Liturgia, a nossa Paróquia seguirá o esquema de animação preparado pela nossa Arquidiocese, centrado no tema SER ESPERANÇA. CresSER na Esperança será a ideia motivadora para todo o ano litúrgico, centrado este na Páscoa. Durante o Advento, vamos centrar-nos num desafio pastoral, o da Avaliação sobre a Missão. E no tempo do Natal procuraremos uma Participação activa e criativa. O dinamismo será seguido de modo especial na Igreja Matriz, com as crianças da Catequese, com elementos visuais na nave central. Também à volta da Igreja Matriz e do Senhor da Cruz haverá elementos visuais para nos ajudarem a sintonizar com os apelos da Liturgia.

2. Para uma preparação mais espiritual, daremos continuidade à Lectio Divina, que vai decorrer na Igreja de Santo António, às 21.00 das terças-feiras, começando já a 27 do corrente. Todos podem participar neste momento de oração.

3. O Presépio da Paróquia será feito no adro da igreja Matriz e começará a ser montado já no início do mês de Dezembro. Apesar de, segundo consta, o Município não dar sequência à Rota dos Presépios – o vandalismo do passado tem consequências, ao que consta – a Paróquia, através dos escuteiros e jovens, das crianças da catequese e de alguns adultos, trabalham para que valha a pena a deslocação das pessoas até à Igreja Matriz.

4. Na Carta aos Paroquianos, que o Prior envia a todos os que estão inscritos na Paróquia, seguirá o apelo costumado à partilha para uma obra concreta, decidida pelo Conselho Económico. No ano corrente, a Igreja Matriz vai merecer um pouco de mais atenção. As sacristias interiores, em grande degradação, começam a ser intervencionadas com as esmolas dos paroquianos. Apesar de ser Património Nacional, não podemos estar mais tempo à espera que o Estado cumpra com as suas obrigações.

5. O tempo da Reconciliação sacramental será na segunda-feira, dia 10, às 21.00 para os jovens e adultos. E no sábado, dia 15, às 15.00 para as crianças da catequese. O tempo do Advento é ocasião propícia para um encontro pessoal com a misericórdia de Deus no sacramento da Penitência. E não deve ser dispensado nesta quadra antes do Natal.

6. A catequese de adultos continuará às quintas-feiras, às 21.00. Porém, no mês de Dezembro, 5, 12 e 19, as sessões decorrerão na Igreja Matriz, juntando-se os dois grupos numa vivência da liturgia de Advento. Todos são chamados a participar.

7. O nosso grupo de Leitores, com a colaboração de todos os outros grupos da Paróquia, está a preparar também um momento musical e poético, a apresentar na tarde do domingo, dia 16 às 16.30.

8. A Missa Rorate, que o Coro da Colegiada está a preparar, será na Igreja Matriz às 21.30 de segunda, dia 17, no início da Novena de Natal. Trata-se de uma missa especial, em latim e à luz das velas, como momento intimista de acolhimento ao Messias que vem. É aberta a todos.

9. O Município apoia os diversos grupos musicais e agendou os seguintes concertos para os espaços religiosos:

a. 8 DEZ, às 21.00 na Igreja do Terço – Grupo de Câmara da Banda de Oliveira.

b. 15 DEZ, às 21.30 na Igreja Matriz – Conservatório de Música de Barcelos.

c. 21 DEZ, às 21.00 no Senhor da Cruz – Orfeão de Barcelos e Coro de Câmara (ACAB).

d. 22 DEZ, 17.00, na Igreja da Misericórdia – Academia de Música de Viatodos.

e. Dia 23, 16.30, na Igreja Matriz – Coral Magistrói.

Publicado em 2018-12-01

Notícias relacionadas

FESTA DAS CRUZES 2024

30 de abril a 5 de maio

Igreja Matriz - Sagrado Lausperene Arciprestal - 24 horas

9 e 10 de Abril de 2024

DOMINGO DE PÁSCOA 2024

VISITA PASCAL

Visita Pastoral à Paróquia de Barcelos (Santa Maria Maior)

28 de Novembro a 3 de Dezembro de 2023

Mensagem do Pe. Manuel Rocha

Na inauguração do seu ministério paroquial na Paróquia de Barcelos (Santa Maria Maior)

Mensagem de boas vindas

Da paróquia de Barcelos ao Pe. Manuel da Rocha

desenvolvido por aznegocios.pt