D. JOSÉ ORNELAS

Novo presidente da Conferência Episcopal

D. José Ornelas, bispo de Setúbal, é o novo presidente da Conferência Episcopal, sucedendo no cargo a D. Manuel Clemente. Com 66 anos, era vogal do Conselho Permanente da CEP no último mandato e está à frente da diocese sadina desde 2015, ano em que foi ordenado bispo, depois de ter sido responsável mundial pela Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).

Especialista em Ciências Bíblicas, com o grau de doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, foi docente desta instituição académica entre 1983-1992 e 1997-2003.

Como vice-presidente da Conferência Episcopal foi eleito D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, que era vogal do Conselho Permanente da CEP no último mandato e está à frente da Diocese Coimbra desde 2011, ano em que foi ordenado bispo, depois de ter sido reitor do Santuário de Fátima.

Além do presidente e do vice-presidente, o Conselho Permanente inclui cinco vogais: D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa; D. Manuel Linda, bispo do Porto; D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda; o cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima; e D. Francisco Senra Coelho, arcebispo de Évora.

Publicado em 2020-06-21

Notícias relacionadas

Celebramos o dom da vida com Mons. Abílio Cardoso

11 de Julho de 2020

SUSPENSÃO DE MISSAS

Verão 2020

PEREGRINAÇÃO ARCIPRESTAL À FRANQUEIRA

Informação

SOL SEM FRONTEIRAS

À porta das igrejas

CORPO DE DEUS

Adoração

Retomamos as celebrações comunitárias

Seguindo determinações superiores

desenvolvido por aznegocios.pt