BARCELOS ACOLHE A SENHORA DA FRANQUEIRA

Sábado, 1 de Agosto de 2020

É já no próximo sábado que os barcelenses vão acolher a imagem de Nossa Senhora da Franqueira, nesta sua habitual e anual visita à cidade, como preparação da tradicional peregrinação no II domingo de agosto.

Vinda de Barcelinhos, onde esteve durante a semana, ela chegará ao Largo do Município às 21.30. Ali estarão alguns barcelenses com o seu pároco para a acolher. Dadas as condicionantes devidas à pandemia em curso exige-se de todos o uso de máscara e o distanciamento físico. Pelas mesmas razões não haverá a procissão de velas. Mas são todos convidados a saudarem Nossa Senhora na sua passagem pelas ruas de Barcelos, a partir das suas casas ou ruas.

O itinerário do cortejo será o seguinte:

Rua Fernando de Magalhães, José António P.P. Machado, descerá às piscinas e entrará na Av. João Paulo II;

Retomará a rua José António P. P. Machado, Sidónio Pais (bombeiros e cemitério), Cândido da Cunha, Alcaides de Faria, Campo 25 de Abril e Av. dos Combatentes;

Seguirá, depois, pela rua Irmã São Romão e Dr. Francisco Torres, voltando, pela Rua P. Alfredo Rocha Martins, à Av. São Nuno Álvares Pereira;

Pela rua Trás das Freiras chegará ao Largo do Bonfim, Rua da Madalena e Filipa Borges;

Entrará, pela Av. São José, no interior da Urbanização e regressará, pela Rua Dr. Santos Júnior e Duques de Bragança para entrar na Igreja Matriz.

Aqui permanecerá, como habitualmente, durante a semana a ser venerada pelos devotos, particularmente nas celebrações às 18.00 (domingo e sábado) e 21.00 (segunda a sexta) com o Terço e a Eucaristia.

Publicado em 2020-07-26