TARDE CULTURAL EM VIANA

Dia 5 de Outubro de 2014

Todos os anos incluímos no nosso Programa de actividades uma tarde cultural em que, saindo de Barcelos, nos podemos valorizar e conviver à volta de um tema, um local ou um acontecimento.

A deste ano será antecipada para 5 de Outubro de 2014, antes da mudança da hora.

Viana do Castelo será a cidade a visitar e a Igreja da Paróquia de Monserrate será o lugar de concentração. De facto, ali está sepultado o Beato D. Frei Bartolomeu dos Mártires, o ilustre arcebispo de Braga, que nasceu em Lisboa em 1514 e faleceu em 16 de Julho de 1590, em Viana, na cela do convento de Santa Cruz, aonde se recolhera após renúncia ao Arcebispado em 1582.

Conhecer a sua vida, rezar junto do seu túmulo e deixar-nos seduzir pelo exemplo da sua vida são os objectivos desta tarde. Assim, todos os interessados deverão inscrever-se desde já, entregando a quantia de 5 euros, que é o custo do autocarro.

Sairemos de junto da Igreja Matriz às 14.00 de 5 de Outubro para chegarmos a Viana pelas 15.00. Visitaremos a cela onde viveu os últimos anos e morreu D. Frei Bartolomeu dos Mártires, que nasceu há 500 anos em Lisboa e foi o santo arcebispo de Braga. Vamos celebrar a Eucaristia, visitar o seu túmulo e uma exposição sobre a sua vida. Tudo isto na igreja de S. Domingos, que ele mandou construir, e nas imediações.

Seguiremos, depois, pelas 17.00 para o Santuário do Coração de Jesus no monte de Santa Luzia. Após uma palavra de acolhimento e breve oração orientada pelo seu reitor, o P. Manuel Quintas, teremos um convívio (quem puder leve algo para partilhar). Regressaremos a casa pelas 20.00.

Beato D. Frei Bartolomeu dos Mártires

Publicado em 2014-09-15

Notícias relacionadas

PEREGRINAÇÃO À TERRA SANTA

De 16 a 23 de Agosto de 2019

PEREGRINAÇÕES PELOS SANTUÁRIOS DA NATUREZA

Brasil e Escandinávia

TARDE CULTURAL EM PONTEVEDRA

Domingo 30 de Abril de 2017

PEREGRINAÇÕES

2017

PEREGRINAÇÕES 2017

Rota Mariana, Roménia / Bulgária e Terra Santa

PEREGRINAÇÃO À TERRA SANTA

19 a 25 de Novembro de 2015

desenvolvido por aznegocios.pt