I FÓRUM MISSIONÁRIO: "O que nos une a todos"

25 e 26 de Novembro no Auditório Vita

 

O Centro Missionário Arquidiocesano de Braga (CMAB), em colaboração com diversas instituições, movimentos sociais, religiosos e pessoas de boa vontade, decidiu criar um espaço de reflexão para concertar esforços para uma causa comum: promover uma cidadania activa face aos desequilíbrios locais e mundiais.

Assim, nos dias 25 e 26 de Novembro de 2016, no Auditório Vita, em Braga, as instituições irão promover diversas conferências e actividades com o intuito de criar novas sinergias entre os participantes. No primeiro fórum, as questões dos refugiados, do lugar da mulher na sociedade, do desporto, da comunicação social e da música assumem especial relevância.

A metodologia adoptada no fórum "fortalecerá os diálogos para a convergência de muitas acções. Toda a programação será construída de forma aberta e articulada pelas associações, organizações, fundações e outras, para facilitar a aglutinação dos encontros em torno de temas similares", explicou a organização.

Todas as actividades são geridas pelas entidades proponentes, que também convidam os palestrantes. Entre estas encontram-se o Rosto Solidário, a FEC, os Leigos para o Desenvolvimento, a Família Comboniana, o Bem da Terra, o G.A.S Porto, O Ninho, a Fundação AIS, os Missionários da Boa Nova, a Paulus, a Orbis, a Fundação Gonçalo da Silveira, o Grupo Diálogos, o CDCR (UMinho), a Pastoral Universitária, a Pastoral Juvenil, o Solsef, a Comunidade Cristo Betâniae a Plataforma ONGD.

"É justamente por esta multiplicidade de acções de tantas pessoas associadas às mais variadas entidades que permite tornar-se um processo permanente de construção de um outro mundo, que cada dia se revela mais necessário", apelou o CMAB.

O Centro apela ao contributo de todos, de forma a promover a reflexão e as acções realizadas "nos vários contextos do agir local e do pensar global". O objectivo é que os participantes se apresentem com uma actividade ou oficina autogerida, dando a conhecer a instituição que representam e o trabalho e metodologias que usam para fomentar a construção de uma casa comum.

As inscrições podem ser feitas aqui.

 

Programa

Dia 25 de Novembro

21h00: Conferência de abertura: O Que Nos Une a Todos
Marcelo Rebelo de Sousa (Presidente da República Portuguesa)
Dom Jorge Ortiga (Arcebispo de Braga)
Moderadora: Felisbela Lopes

Dia 26 de Novembro

09h30 — 11h00: Refugiados no séc. XXI
Catarina Martins (Fundação Ajuda a Igreja que Sofre)
Eugénio da Fonseca (Cáritas Portuguesa)
Júlio Santos (Instituto da Educação - Universidade do Minho)
Moderador: Bernardino Silva

11h00 — 11:30: Pausa

11h30 — 13h00: Desporto no mundo globalizado
Manuel Mendes (Vitória Sport Clube)
Pedro Bezerra (Escola Superior de Desporto e Lazer - Instituto Politécnico de Viana do Castelo)
Moderador: Marta Vilas Boas

13h00 — 14h30: Almoço

14h30 — 16h00: A mulher na sociedade
Elizabeth Challinor (CRIA)
Shahd Wadi (Embaixada da Palestina)
Sheila Khan (Universidade do Minho)
Moderador: João Pedro Chantre

16h00 — 16h30: Pausa

16h30 — 18h00: Comunicação social: convivência entre o local e o global
Patrícia Pedrosa (ShoeBox Prod)
Paulo Moura (Jornal Público)
Tony Neves (Congregação do Espírito Santo)
Moderador: Pe. Tiago Freitas

18h00: Conferência de Encerramento: O que nos une a todos
Dom Carlos Filipe Ximenes Belo (Bispo emérito da diocese de Dili, Timor Leste)
Sara Poças (Centro Missionário Arquidiocesano de Braga)

18h45: Momento musical
Grupo Musical Xilobaldes

Publicado em 2016-11-11

Notícias relacionadas

CMAB - Centro Missionário da Arquidiocese de Braga

Salama - formação de voluntariado missionário

ORDENAÇÕES SACERDOTAIS

18 de Julho de 2021

Noite UP’S

Convida peregrinos a abrirem o coração aos outros

Rádio Maria

Iniciou emissões a 13 de maio de 2021

COMPANHIA DE JESUS

Jesuítas disponibilizam serviço gratuita de escuta

Falava-lhes através de parábolas

Apresentação do livro de P. António Sílvio Couto

desenvolvido por aznegocios.pt